Importante: Este site não substitui a orientação médica e ou psicológica.

A enfermeira Gilze Francisco criou este site, após receber meu diagnóstico de câncer de mama e procurar informações na Internet referentes ao assunto. Verificou que as páginas disponíveis transmitiam informações médicas, técnicas e não a palavra de alguém que pudesse me passar a sua experiência literal com o câncer de mama.

Este Site é para você que passou ou está passando pelo mesmo problema que passei, no intuito único de ajudar a ultrapassar este período onde sua maior esperança é Deus, sua maior confiança são seus médicos e seu maior aliado é o tempo. Você é protagonista desta história que com força e fé, terá um final feliz.

Espero que você identifique-se com o que encontrará aqui e como conseqüência, receba maior conforto ao seu sofrimento e maior clareza às suas dúvidas, pois procuro, com este trabalho, amenizar a grande carga que recai sobre todas as pessoas acometidas pelo câncer de mama. Acredito que só você encarando o problema de frente ele será vencido. Você perceberá que a abordagem em geral utilizada será acessível, mas observe que apesar do problema ser tratado de modo quase exclusivamente feminino, saiba que 1% dos casos de câncer de mama acometem os homens. Com vocês também, meus amigos estamos conversando

Procuro, enfim, com este trabalho mostrar a você, seus familiares e pessoas afins, a idéia concreta do que é o câncer de mama, o que você pode esperar, como ser ajudada e, principalmente, saber o que você pode fazer por si própria, enxergando através da dor que você é capaz de vencê-lo.>

Gilze Francisco

A enfermeira Gilze Maria Costa Francisco nasceu em Santos-SP, no dia 18/09/1960, se formou enfermeira pela primeira turma da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Don Domênico em Guarujá-SP, no ano de 1982. Em 1999 com 38 anos, foi acometida pelo câncer de mama, passou por uma mastectomia radical e tratamemto quimioterápico. Criou, ainda em tratamento, o site www.cancerdemama.com.br, tornando-se uma auto-defensora da causa.

Pela sua experiência profissional e pessoal fundou o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, em Santos-SP, cidade com o maior número percentual de mulheres do Brasil (IBGE) e a região com maior incidência e mortes devido ao câncer de mama no Estado de São Paulo (FOSP). Devido ao reconhecimento do seu trabalho a frente do Instituto Neo Mama, foi selecionada pela entidade norte‐americana “Susan G. Komen For The Cure” a participar da “Global Initiative For Breast Cancer Awareness”, Iniciativa Global de Conscientização Sobre o Câncer de Mama para minimizar o número de mortes pela doença, que está sendo realiza nos seguintes países: México, Costa Rica, Panamá, Ucrânia, Romênia, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Brasil. O curso de capacitação com duração de 18 meses foi realizado em São Paulo no Hospital Israelita Albert Einstein, onde obteve a Certificação Internacional e credenciamento.

Em 2007 introduziu no Brasil o movimento popular mundial de conscientização do câncer de mama, denominado "Outubro Rosa" onde a Fortaleza da Barra em Santos-SP foi o primeiro monumento a ser oficialmente iluminado em rosa. Atualmente o Brasil se ilmunina e se veste de rosa para participar do Outubro Rosa.

Ministra palestras sobre câncer de mama e outros temas em todo o Brasil, associando a ele seu testemunho, e desta forma há sempre um grande retorno sobre o mesmo. Voz ativa em defesa dos direitos das mulheres doentes, em audiências públicas na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e Câmara Municipais de várias cidades, sempre no intento de enfatizar a necessidade de políticas públicas para a prevenção e tratamento do câncer de mama.

Participa de vários eventos ligados ou não à mídia diversificada, onde em especial destacamos ter sido a única pessoa do Brasil a ser citada pela revista americana TIME, na matéria sobre o câncer de mama no mundo. Partipações ao vivo em diversos programas de tv, como Domingão do Faustão, Fantástico, Sem Censura, Bom Dia São Paulo, etc. são constantes e relevantes perante as pacientes e profissionais ligados à área de tratamento.

Atualmente é Presidente do Instituto Neo Mama e Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo, tornando o Instituto Neo Mama, como a sede itinerante da Rede Feminina Estadual, pela primeira vez sediado na cidade de Santos-SP.

Instituto Neo Mama - Apoio e Parcerias